O QUE É A ARMADURA DE DEUS?

REVELANDO OS MISTÉRIOS DA ARMADURA DE DEUS

A Armadura de Deus é uma roupa espiritual que nós os cristãos temos o direito de usa-la.

Neste livro você irá descobrir que a armadura de Deus não é apenas uma arma espiritual, ela  é a roupa espiritual que Deus vestiu Adão no Éden quando o criou. Você também vai descobrir que Adão perdeu esta poderosa arma espíritual quando pecou, se tornando nu e não vestido com a Armadura de Deus.

Adão usava a Armadura de Deus antes do pecado. Vamos refletir e analisarmos juntos:

  • Adão era justo ou injusto antes do pecado? Resposta : Justo
  • Adão era verdadeiro ou mentiroso antes do pecado? Resposta: Verdadeiro
  • Adão era salvo ou perdido antes do pecado? Resposta: Salvo
  • Adão tinha fé ou era incrédulo? Resposta: Tinha fé

Baseado na palavra de Deus no capítulo 2 e 3 de Gênesis, nós podemos observar que o homem foi criado do fôlego da vida de Deus e por isto a natureza de Deus estava impregnada em Adão.

Deus andava com Adão no jardim do Éden porque Adão tinha a sua natureza, mas quando Adão por causa do pecado perdeu a Natureza de Deus tornando-se um alvo fácil para Satanás que não perdoou e roubou a sua armadura em que confiava. ( Lc 11:21,22)

Adão antes do pecado era justo, verdadeiro, salvo e tinha fé e isto significava que ele tinha a couraça da justiça, seus lombos eram cingidos com a verdade, em sua cabeça estava o capacete da salvação, e ele tinha o escudo da fé que o protegia de todos os ataques de satanás.

A fé de Adão é uma questão de dúvida para muitas pessoas. A fé é a natureza de Deus, e a incredulidade é a natureza diabólica.

A bíblia nos mostra que Adão tinha fé pois ele precisou de Fé para acreditar nas palavras de Deus, quando o Senhor disse a ele: “Não comas do fruto da árvore do conhecimento, do bem e do mal, porque se  comeres certamente morrerás “ Analisando este texto nós vemos  que Adão creu até este momento.  “Mas a serpente veio e colocou dúvida em Eva, dizendo que se ela comesse seria igual a Deus Então Eva deixou de ter fé nas palavras que disse a Adão e comeu o fruto proibido, nascendo a natureza diabólica que é a Incredulidade,”, a mesma natureza de Tomé, tem que ver para crer.  Esta natureza é contra a natureza Divina, que é crer sem ver, isto é fé.  ( IICorintios 5.7).

Depois que a serpente enganou Eva, veio a enganar seu marido Adão, que o mesmo deixou de ter fé na palavra de Deus e creu nas palavras de Eva.

            Deus para criar o mundo ele usou a fé, pois o pai “disse” no hebraico significa trazer a existência, aquilo que não existe, e isto é fé, disse Deus: Haja luz, e o sol que existia passou a existir de forma gloriosa nos céus.  E este Deus quer que nós a tenhamos como escudo protetor.

            Ter a Armadura de Deus é viver a Natureza de Deus. Isaías 59:16-17 o segundo Adão que é Jesus Cristo se vestiu de toda Armadura de Deus para nos salvar e ele mesmo despiu desta arma para vestir os nossos pecados e morrer em nosso lugar.

            Não foram os judeus e nem os romanos que mataram Jesus.  Ele mesmo deu a sua vida e Ele mesmo a tomou, pois ele disse “Eu dou a minha vida e eu mesmo a tomo de volta”.

            Jesus Cristo é o nosso Goel, o nosso parente remidor e como seu sangue comprou para nós o direito de nos revestirmos de toda a Armadura de Deus.

            Ele nos devolveu o Capacete da Salvação que significa ter o nosso nome escrito no livro da vida.

            Deus um dia chegou no Éden e pegou Adão nu, sem a Armadura de Deus e vestido com o pecado e com a Armadura do diabo que é os lombos cingidos coma mentira, capacete da perdição, a couraça da injustiça, o escudo da incredulidade e os pões que caminhavam para o inferno.

            Jesus Cristo vai voltar para buscar a sua igreja e o que aconteceu no Éden vai se repetir, no dia do arrebatamento da igreja, Ele vai chegar como o ladrão e vai pegar muitas pessoas nuas sem a Armadura de Deus, e quem estiver sem a Armadura de Deus, não vai ser arrebatado.

            Eis que venho como o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes para não andar nu, para que não se veja a sua vergonha.”(Ap 16.15)

            O plano de Deus é que o homem seja vestido de toda a sua natureza através de Jesus Cristo.  Ele é a natureza Divina manifestada em carne e sangue. Ele é o cabeça da igreja.  E como o cabeça da igreja é de natureza divina, convém que a do corpo de Cristo tenha também a mesma natureza divina.

            “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes  (Galatas 3.27).

. Se você quer ser mais do que vencedor, você precisa adquirir os conhecimentos sobre a Armadura de Deus e o seu poder.

                        Ronaldo Amaral Júnior

A ARMADURA DE DEUS É A FORÇA E O PODER DE DEUS EM SEUS FILHOS

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no senhor e na força do seu poder”.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”.  

Efésios 6:10-11

Para entendermos o que é ser fortalecido no Senhor e na força do seu poder, revestindo-se da armadura de Deus, precisamos voltar à criação do mundo e do homem e tentar compreender a magnitude da grandeza, do poder, e da força do Deus Todo-poderoso através dos mistérios revelados por ele a Moisés nos capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis.

Criação do mundo

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas; tais homens são, por isso, indesculpáveis”;

                         Romanos 1:20

A Bíblia diz no primeiro capítulo de Gênesis, que Deus apenas precisou usar a palavra para criar todas as coisas. Quando quis que o sol, a lua e as estrelas aparecessem nos céus de forma gloriosa, ele disse: haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazer separação entre o dia e a noite; e em milésimos de segundos apareceram.

“Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas”. (Gênesis 1:16)

Você pode entender este tipo de poder?

A mente, a ciência e a inteligência humana não podem compreender este tipo de poder sobrenatural: Tudo ser criado por simples palavras.

Já imaginou se você mentalizasse os modelos e abrisse a sua boca e dissesse: Haja o carro ou a casa que estou querendo e eles aparecessem na sua frente? Creio que isso seria maravilhoso e que você estaria tendo uma fé como o grão de uma mostarda, porque nós sabemos que para o homem criar e construir uma casa ou um carro pode demorar anos ou meses.

E isto é tão insignificante perto das coisas que Deus criou, pois ele criou o universo e tudo o que nele há.

Assim, pois, foram acabados os céus e a terra, e todo o seu exército”.

“E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”.                               Gênesis 2:1-2

O Universo é uma revelação do poder e da divindade de Deus”.

A CRIAÇÃO DO HOMEM

 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem”.

                                               Salmo 13:1

 “Como podemos entender o poder da criação do homem? Deus não precisou de uma palavra para criá-lo, mas apenas um sopro”.

 O ser humano com todo seu intelecto (“inteligência”), com toda sua capacidade e ciência, criado apenas com um sopro. Nós, por mais que tentemos e esforcemos, não temos condições de compreender este grandioso e magnífico poder divino.

 O valor do homem

“Fizeste-o por um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos”.                                     

Hebreus 2:7

O homem foi criado pouco menor que os anjos apenas com um sopro. Alguns estudiosos e mestres dizem que a palavra anjo deveria ser traduzida deus. Isso significa que ele, o homem, foi criado a imagem e semelhança de Deus.

A criação do mundo e do homem, como pode observar, nos mostra indiscutivelmente a força e o poder de Deus que é, e sempre será muito maior que o nosso poder.

 A água no mar é sempre mais abundante do que a água em nosso balde. Isto significa que a força e o poder do Senhor, jamais poderão ser medidos por termômetro carnal e terrestre, mas é desta força e poder sobrenatural que Deus reveste o homem, quando coloca nele a sua armadura.

 Há somente um caminho para entendermos o poder de Deus e este caminho é navegar no oceano do seu Espírito, pois como o espírito do homem investiga e conhece os mistérios do homem, assim também é o Espírito Santo, que sonda o mais profundo dos mistérios de Deus. (I Corintios 2:12)

Precisamos colocar a mente de Deus dentro de nós para que possamos entender o seu poder, que indiscutivelmente está demonstrado na sua criação. E esta mente é a Sua palavra, a espada do Espírito. Porque a espada do Espírito é a mente de Deus escrita na Bíblia sagrada. Deus transformou Sua mente em palavras vivas, para que o homem pudesse colocá-la dentro da sua mente e com isto, conhecer os mistérios de Deus e do seu infinito poder.

Precisamos clarear nosso entendimento a respeito da vida e do poder de Deus. Quando tomarmos entendimento disto, o poder de Deus em nós será infinitamente maior do que é hoje.

O Senhor Jesus Cristo tinha pleno e total conhecimento de quem era o Pai, pois Ele era Deus manifestado em carne e sangue, sabia como tudo fora criado, pois Ele mesmo havia criado todas as coisas por Ele e para Ele. E hoje, através da sua Graça, Ele nos deu a capacidade de conhecermos ao Deus Pai e o seu infinito poder, porque através do seu sacrifício, ele fez com que Deus habitasse dentro de nós através do batismo com o Espírito Santo e com Fogo. (O Fogo Devorador de Deus de Isaías 33:14)

 “Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza dos seus corações”.

                                                  Efésios 4:18

A REVELAÇÃO DOS MISTÉRIOS DA ARMADURA DE DEUS NO PRIMEIRO HOMEM

Não quero relatar aqui a dimensão ou o tamanho da queda do homem. Todos nós sabemos que ele caiu depois que pecou, mas creio que nem mesmo os maiores teólogos ou estudiosos da Bíblia podem descrever em palavras a destruição que a queda do homem causou a ele mesmo.

“A fim de poderdes compreender com todos qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus”.                                       Efésios 3:18

O poder e as bençãos que o homem perdeu são tantas, que algumas delas ainda são mistérios para a mente da criatura humana, que está corrompida, cega, deturpada pelo pecado e suas conseqüências.

O Espírito de Deus quer nos revelar seus mistérios mas muitos não conseguem  ouvi-lo, porque estamos totalmente surdos para ouvir a sua voz. (Apocalipse 2:7 e 2:17)

O Espírito de Deus me levou em pensamentos ao Jardim do Éden, no início de todas as coisas, para revelar um dos maiores mistérios contido na Palavra de Deus.

A Bíblia nos mostra que Deus passeava no Jardim do Éden pela viração do dia (fim de tarde) junto ao homem. Mas um dia, quando Deus chamou por Adão, esse se escondeu atrás de uma árvore, porque estava nu e teve medo.

Ele respondeu: Ouvi a tua voz no Jardim, e porque estava nu, tive medo e me escondi”.

                                                                    Gênesis 3:10

O grande capítulo três, versículo dez, de Gênesis, que muitas vezes nos passa despercebido, relata este grande mistério sobre a Armadura de Deus que, com certeza, vai mudar a vida de muitos que estão sendo derrotados pela falta de conhecimento da verdade contida na Palavra de Deus, e que continuamente têm perdido batalhas contra o inimigo das nossas almas: Satanás.

Quando lemos esse versículo 10 com os olhos da carne e não do Espírito Santo, pensamos imediatamente que o homem escondeu-se de Deus, porque se viu sem roupas que podia cobrir o seu corpo físico. Mas este pensamento não é a verdade.

    O MISTÉRIO DA ARMADURA

                                      (A nudez física é o reflexo da nudez espiritual Ap. 3:17)

Vamos observar com mais detalhe a Palavra de Deus:

No versículo seis do capítulo três de Gênesis o homem peca; No versículo sete abriram-se-lhes os olhos e percebendo que estavam nus coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si; No versículo dez, o homem e sua mulher (que já haviam se vestido fisicamente com figueiras no versículo sete) se escondem de Deus entre as árvores do Jardim, porque ainda estavam nus. Issonos deixa claro que o homem não estava escondido por falta de roupas físicas, e sim por falta de roupas (vestes) espirituais.

Com a base sólida nos versículos do capítulo três de Gênesis citado acima, temos a certeza que a nudez espiritual é uma realidade indiscutível.

Quando a Bíblia nos fala que o homem estava nu e por isso se escondeu, foi porque ele estava sem sua roupa espiritual, que é a armadura de Deus.

Ele se escondeu por estar com medo de Deus vê-lo sem esta poderosa roupa divina que o protegia no mundo espiritual. Porque Deus olha para o homem com os olhos do Espírito e vê por dentro do homem e não somente por fora como nós. Lembre-se de que Deus é espírito e Ele vê o homem espiritual e não somente o homem carnal.

Muitos acham que podem esconder seus pecados de Deus no consciente e subconsciente.    Ou seja ninguém pode esconder sua nudez espiritual de Deus.              

“Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR! Fazem as suas obras às escuras e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?

Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.”

                                                                Isaías 29:15-16

Os pecados escondidos são muito perigosos, porque dão vantagem a Satanás sobre aqueles que os praticam. Por exemplo: ver uma revista pornográfica, roubar, mentir, fofocar, lascívia, etc.

Eu vos afirmo que nada pode ser escondido de Deus que tem o poder de revelar o que está oculto, tanto no mundo espiritual (invisível) como no mundo físico (visível). Ele é quem sonda os corações dos homens e vê seus caminhos maus.   (Mateus 10:26)

A ROUPA ESPIRITUAL

vestido e não nu

Em Efésios, no capítulo seis, do versículo dez em diante, a Bíblia nos fala desta poderosa roupa espiritual que Adão usava antes de ter comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Paulo a chama em (Efésios 6:11) de ARMADURA DE DEUS: o capacete da salvação, a couraça da justiça, o escudo da fé, as sandálias do evangelho da paz, a espada do espírito, que é a Palavra de Deus, e os lombos cingidos com a verdade.

Essa é a roupa espiritual com a qual Deus quer revestir todo o corpo de Cristo hoje, preparando a igreja para vencer todas as batalhas no mundo espiritual, contra Satanás e seu exército demoníaco. E após ter vencido, permanecer firme e inabalável, para aguardar o dia do arrebatamento (Apocalipse 19:7-8).

As forças das trevas não descansam e trabalham todo o tempo para destruir e levar para o inferno toda a humanidade, que estão sem a Armadura de Deus.           

Antes de falar sobre as armas da luz, eu quero mostrar alguns dos sintomas de pessoas atingidas por dardos inflamados do maligno ou possuídas por espíritos imundos (demônios).

OBS: Uma pessoa pode ser atingida por alguns tipos dardos do maligno e não estar possuída  por demônios. Isto pode acontecer no caso da pessoa dar lugar para satanás. Gálatas 5:8 e Efésios 4:26-27.  O rei acabe estava vestido com uma armadura, e uma flecha ( dardo) o matou quando entrou no fresta da sua armadura (. Este rei era infiel e estava prestando serviços ao diabo. Estou citando este exemplo para q ue você entenda que o pecado tem o poder da abrir brechas em nossas vidas para sermos feridos pelo inimigo. Texto extraído do livro A Armadura de Deus de autoria do Ap. Ronaldo Amaral Júnior.